sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

De novo... A reforma ortográfica.


Fazia um bom tempo que não se ouvia tantas discussões a respeito da Língua Portuguesa. Todos esses comentários se devem a reforma ortográfica. Mas o que é essa tal reforma? Qual o seu objetivo?


A reforma ortográfica foi um acordo assinado pelos países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Guiné-Bissau, que visa estabelecer normas comuns para a ortografia do idioma.

As novas normas passaram a ser utilizadas, de modo facultativo, a partir do dia 1° de janeiro deste ano, sendo estipulado dezembro de 2012 como fim do período de transição para o uso das novas regras gramaticais. Até então, conviveremos com duas ortografias.

No estado de São Paulo, a Secretaria de Educação está preparando um "pacote" de medidas que visa inserir, a partir deste ano, a nova regra em todas as escolas.

Aqui no blog, umas das primerias postagens, mostra algumas das principais regras e abaixo seguem indicações bibliográficas e links com artigos que esclarecem melhor todas as problemáticas que envolvem essa questão.


Instituto Houaiss. Escrevendo Pela Nova Ortografia. Como Usar as Regras do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 1. ed. São Paulo: Pubifolha, 2008.

AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. Redigida de Acordo com a Nova Ortografia. São Paulo: Publifolha, 2009.



Nenhum comentário: