sexta-feira, 27 de março de 2009

O que é texto?

"Um texto é uma ocorrência lingüística, escrita ou falada de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. É uma unidade de linguagem em uso."

A linguagem

FORMAL: segue a norma culta e é usada em situações formais, como no momento em que nos comunicamos com uma autoridade.

INFORMAL: apresenta uma estrutura mais solta, em que é possível usar até mesmo gírias e repetições, é usada em situações informais, como numa conversa entre amigos.

Tipos de texto

INSTRUCIONAL

São produzidos com o intuito de ensinar o leitor.

DESCRITIVOS

São textos que visam fazer uma espécie de fotografia verbal para o leitor.

TEXTO INFORMATIVO

Os textos informativos visam informar ou contextualizar o leitor a respeito de um tema

TEXTOS JORNALÍSTICOS

O texto jornalístico pode ser facilmente confundido com o informativo, uma vez que também busca informar, no entanto, este gênero é constituído no interior de revistas, jornais, programas televisivos.

TEXTOS TÉCNICOS

São textos empregados, freqüentemente, em comunicações oficiais dos mais diversos órgãos, por exemplo, requerimentos, ofícios, memorandos, atas, currículos, cartas comerciais.

TEXTO PERSUASIVO

São textos que possuem função apelativa muito forte, ou seja, caracterizam pelo forte apelo ao leitor, buscando ademais de chamar sua atenção, interferir em sua vontade e levá-lo a uma ação específica

TEXTO NARRATIVO

São textos que têm por objetivo contar uma história real, fictícia ou mesclando dados reais e imaginários. Baseia-se numa evolução de acontecimentos, mesmo que não mantenham relação de linearidade com o tempo real.

TEXTO DISSERTATIVO

A dissertação é uma exposição, discussão ou interpretação de uma determinada idéia. Pressupõe um exame crítico do assunto, lógica, raciocínio, clareza, coerência, objetividade na exposição, um planejamento de trabalho e uma habilidade de expressão

TEXTO LITERÁRIO

O texto literário não tem função de informar ao leitor, ou seja, ele não possui, obrigatoriamente, uma ligação com a realidade exterior.

São textos que representam manifestações artísticas, ou seja, procuram produzir um efeito estético, ou seja, quando proporciona uma sensação de prazer e emoção no receptor.

Nenhum comentário: